19/08/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Secretaria de Saúde promove palestras destinadas aos homens
clique na imagem para ampliar  

A Secretaria de Saúde de Barueri, preocupada com a saúde do homem, promove durante o mês de agosto um circuito de palestras com diversos profissionais da rede em algumas Unidades Básicas de Saúde como a do Parque Imperial, Jardim Paulista e Jardim Belval.

 

A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar homens na prevenção de doenças com um simples check up e exames oferecidos pelas UBS. O munícipe ainda pode contar com vacinação, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos para detecção das hepatites virais dos tipos B e C e câncer da próstata com exame PSA.

 

Os interessados devem procurar o Posto de Saúde mais próximo da sua casa e agendar uma consulta. Para mais informações: 4199-3100.

 

Câncer de Próstata

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino e uma das principais causas é o câncer de próstata.

 

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Além dos exames de toque retal e de sangue para dosagem do PSA, o Ministério da Saúde recomenda uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico, ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.

 

Exames podem ser feitos em homens com 50 anos, todavia homens mais novos também podem procurar um especialista caso já haja histórico da doença na família. O indivíduo com pai ou irmão na família que tenha caso, está mais propenso a ter assim como pessoas da raça negra.

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.