31/07/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Com programa especial, Prefeitura de Barueri inclui deficientes no mercado de trabalho
clique na imagem para ampliar  
Cesar Trevisan em sua atividade no posto da policia federal de Alphaville

O acesso ao mercado de trabalho representa para a pessoa com deficiência uma forma de incluir-se na sociedade, abrindo-lhes espaços de participação social e de exercício pleno da cidadania.

 

A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal esbarra em diversas dificuldades, uma delas é o preconceito, um dilema que acompanha a pessoa com deficiência e que dificulta seu acesso aos serviços e sua inclusão social.

 

Outro ponto crucial para a não contratação da pessoa com deficiência alegada pelas empresas é a falta de qualificação profissional e baixa ou nenhuma escolaridade.

 

Pontos de dificuldades que são trabalhados por um programa oferecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, o “Construindo Oportunidades”, que já contratou cerca de 240 pessoas, desde seu início, em diversas empresas e instituições.

 

O programa tem como objetivo ingressar pessoas com deficiência no mercado de trabalho através serviços oferecidos para empresas e deficientes, tais como: treinamento e cursos profissionalizantes, auxílio nos processos de contratação e pós-contratação, além de promoverem palestras de sensibilização e conscientização para os demais funcionários da empresa.

 

Além de visar encorajar as empresas no cumprimento da Lei de Cotas que diz que toda a empresa com mais de 100 funcionários é obrigada a ter de 2% até 5% de suas vagas preenchidas por deficientes, mas muito mais que isso, o projeto beneficia a inclusão social.

 

Para entrar no programa, a pessoa que procura uma oportunidade de emprego tem que ser moradora de Barueri. Já para as empresas inclusivas que quiserem apoiar o programa e investir em responsabilidade social, devem estar localizadas próximas à região de Barueri, e entrar em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no e-mail sdpd.empresas@barueri.sp.gov.br.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.