16/07/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Secretaria de Saúde promove ações básicas aos idosos
clique na imagem para ampliar  
Palestra na UBS Pedro Izzo destinada ao público da 3º idade

Com o objetivo de garantir a saúde da população idosa do município dando atenção ao envelhecimento saudável, a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Atenção Básica de Saúde (Cabes) promoveu no dia 10 de julho, na Unidade Básica de Saúde Pedro Izzo uma palestra sobre Prevenção de Quedas. O evento que teve como convidada a fisioterapeuta da Saúde Funcional, Camila Torres, visa atingir todas as pessoas com mais de 60 anos

 

A palestra faz parte de ações educativas que começaram no final de junho e trata-se de um projeto piloto com intenção de estender-se à outras Unidades Básicas de Saúde. Elas são ministradas todas as quintas-feiras na UBS Pedro Izzo destinadas aos publico da 3º idade. Os temas são diversos: prevenção da hipertensão, diabetes, saúde bucal e tem a participação de profissionais como médicos geriatras, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

 

No Brasil, aproximadamente cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. As principais e mais graves consequências das quedas são as fraturas, que geram declínio funcional, risco de novas quedas, depressão e até aumento da mortalidade. E é dentro de casa ou em seus arredores que ocorre o maior número de quedas, cerca de 70% dos casos. Geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posição, ir ao banheiro. Cerca de 10% das quedas ocorrem em escadas sendo que descê-las apresenta maior risco que subi-las.

 

Cuidados com idosos

1. Consulte seu geriatra regularmente;

2. Faça exames oftalmológicos anualmente;

3. Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D;

4. Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas;

5. Tome banho de sol regularmente;

6. Informe-se com seu médico sobre efeitos colaterais dos remédios que você está tomando;

7. Certifique-se que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guarde-os em local adequado;

8. Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitado pelo seu médico;

9. Participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular;

10. Discuta com seu médico a respeito do tipo de atividade física que você pode realizar;

11. Leve uma vida saudável e seja feliz.

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.