26/06/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Os boas vidas” encerra mostra especial de Federico Fellini
clique na imagem para ampliar  

A Sala Barueri de Cinema, que funciona em um dos auditórios do Centro Cultural e exibe filmes gratuitos todo domingo, encerra no dia 29 a mostra especial do cineasta Federico Fellini. Para encerrar o especial será exibido o filme ‘Os boas vidas’, às 20 horas. A entrada é gratuita.

 

Federico Fellini é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. Fellini ficou famoso pela estrutura cult de seus filmes. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica, capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália.

 

Poucos diretores de cinema conseguiram marcar tão claramente seu estilo, a ponto de virar adjetivo. Dizer que tal filme ou tal personagem é "felliniano" significa identificá-lo com a estética ao mesmo tempo barroca e popular de seus trabalhos das décadas de 60 e 70.

 

O filme ‘Os boas vidas’ é uma obra satírica, estudo de costumes de certo meio social que já traz os rudimentos do universo do cineasta, apresentado ainda sem a exuberância posterior. Em uma pequena cidade costeira da Itália no período pós-Guerra, um grupo de cinco rapazes de classe média leva uma existência ociosa, sem profissão ou projetos para o futuro, morando com as famílias. Eles matam o tédio com conversas intermináveis, festas, bebedeiras e pequenas travessuras de adolescentes, embora tenham entre 25 e 30 anos.

 

Essa vida sossegada, da qual pensam poder desfrutar eternamente, estremece quando um deles, Fausto (Franco Fabrizi), o carismático don Juan local, engravida Sandra (LeonoraRuffo), uma jovem da cidade. Ele é obrigado pelo pai a casar e, pior, tem de começar a trabalhar - tudo isso sob o riso zombeteiro dos amigos. Fellini aborda com afetuosa cumplicidade essa permanente dificuldade de passar para a vida adulta, mas não deixa de endereçar um olhar crítico, cheio de ironia.

 

MOSTRA ESPECIAL FEDERICO FELLINI

Domingo, 29 de junho, às 20 horas

No Teatro Municipal de Barueri

Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto

Entrada gratuita

Mais informações: 4199-1600

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.