08/04/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Captação de órgãos para doação é realizada no Hospital Municipal de Barueri
clique na imagem para ampliar  
Captação de órgãos para doação no Hospital Municipal de Barueri

Pulmão, pâncreas, intestino, tecidos, coração, válvulas cardíacas, córneas, rins, fígado, pulmões e meningede um doador são órgãos que podem beneficiar pelo menos 14 pessoas em algum tipo de transplante. Hoje no Brasil, aproximadamente, 70 mil pessoas aguardam algum órgão para que possa ser transplantado – e a espera dura em média de seis anos. Em muitos casos, infelizmente, o receptor chega a óbito, pois não conseguiu ser transplantado. 

 

Em Barueri, o Hospital Municipal realiza com frequência a captação de órgãos de pessoas em que é constatada a morte cerebral.

 

Impedimentos

O Brasil é o segundo país do mundo em número absoluto de transplantes realizados, principalmente por ter um excelente programa de transplantes, que oferece a chance do tratamento a todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sua classe social, racial ou credo.

 

Ainda assim, o País possui um número pequeno de captação de órgãos. Um dos grandes problemas para que haja um número maior de doação de órgãos é a negativa da família do doador em fazer a captação. Mesmo que o paciente tenha autorizado, muitos parentes se recusam seja por fatores religiosos ou até mesmo desconhecimento.

 

A cada quatro famílias que são notificadas sobre a possibilidade de doação, uma se recusa. Com isso, é importante haja um consentimento da pessoa ainda em vida, deixando clara a sua vontade à família para que com esse ato possa salvar mais vidas.

 

Clique aqui para ver mais imagens.

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.