07/04/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Fórum de Leitura apresenta Certidão de Nascimento de Barueri
clique na imagem para ampliar  
Fórum de Leitura

A Secretaria de Cultura e Turismo realizou dia 31, dentro da programação de aniversário de 65 anos de Barueri, o Fórum de Leitura. O evento serviu para apresentar os programas de leitura da secretaria, a Carta de Anchieta, efetuar a entrega da segunda etapa do Prêmio Barueri de Literatura e ter palestras com as bibliotecárias Adriana Cybelle Ferrari e Sueli Regina Marcondes Motta.

 

A Secretaria fez uma breve apresentação dos resultados obtidos na pesquisa sobre dificuldades e hábitos de leitura da população. O levantamento, realizado desde novembro de 2013 por funcionários das bibliotecas públicas, é que ajudará a nortear a política pública de incentivo à leitura.

 

Certidão de Nascimento

No Fórum de Leitura, a Secretaria também fez a apresentação da Carta de Anchieta, documento classificado como Certidão de Nascimento de Barueri. O documento foi apresentado pelo professor e historiador, Elias Silva, diretor da secretaria.

 

“A Carta de Anchieta data de 11/11/1560. É extremamente longa, porque Anchieta era o responsável pelas cartas quadrimestrais da Companhia de Jesus. Na carta, ele relata a instalação de alguns índios na área doada pelo governador da capitania de São Vicente, Jerônimo Leitão, na atual Aldeia de Barueri. Também foi ali que ele mandou construir a primeira capela, a Capela de Nossa Senhora da Escada”, explicou.

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.