31/03/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Seminário reforça atendimento a pacientes com hepatite viral
clique na imagem para ampliar  
Seminário sobre hepatite com a participação de enfermeiros e médicos

A Secretaria de Saúde de Barueri realizou no dia 27 de março, no anfiteatro da Secretaria da Mulher, um seminário sobre hepatite, incluindo protocolo, diagnóstico, conduta e procedimentos quanto ao rastreio do vírus e cuidados a serem tomados, incluindo casos de transmissão ainda na gestação.

 

O evento foi direcionado aos médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, Divisão Técnica de Especialidades e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

 

Hepatite viral

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus.

 

A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas. As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.

 

Quanto às formas de transmissão, as hepatites podem ser classificadas em dois grupos: o grupo de transmissão fecal-oral que tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. O segundo grupo possui diversos mecanismos de transmissão, como sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis.

 

Vacinação

A Prefeitura de Barueri mantém um calendário oficial e permanente de vacinação gratuita contra a hepatite B, em todas as suas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, no bulevar do Centro. Mais informações: 4199-3100.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.