28/03/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Prefeitura de Barueri apresenta resultados da pesquisa sobre hábitos de leitura
clique na imagem para ampliar  
Mutirão de leitura: resultados serão apresentados durante evento

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realiza no dia 31, a partir das 13 horas, o Fórum de Leitura, encontro que contará com palestra da bibliotecária Adriana Cybelle Ferrari, apresentação do resultado da pesquisa sobre hábitos e dificuldades de leitura da população, apresentação da Carta de Anchieta (certidão de nascimento de Barueri) e entrega do Prêmio Barueri de Literatura na categoria “Livro Já Editado”.

 

O Fórum de Leitura acontece no Centro de Eventos (avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto), com acesso livre. A programação tem início com a palestra de Adriana Cybelle Ferrari, bibliotecária com especialização em sistemas de informação pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Qualidade pela Escola Politécnica da USP.

 

Adriana foi diretora-técnica da Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e posteriormente do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), ambos da USP. No SIBi implantou o Sistema de Gestão pela Qualidade, integrou a equipe de implantação da Biblioteca Digital de Obras Raras e atuou na estruturação do Consórcio de Bibliotecas das Universidades Estaduais Paulista.

 

Pesquisa

Após a palestra de Adriana, acontece a apresentação do resultado da pesquisa sobre dificuldades e hábitos de leitura da população de Barueri. A pesquisa teve início em novembro do ano passado e foi realizada por funcionários das bibliotecas municipais, que saíram às ruas em mutirão e entrevistaram moradores, comerciantes, lojistas, profissionais liberais, a fim de apresentar um retrato real da cidade.

 

Para tanto, o município foi dividido de acordo com os parâmetros utilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Os resultados serão utilizados para a definição das políticas públicas de incentivo à leitura, já que a meta da administração é transformar Barueri em uma cidade de leitores.

 

Durante a realização do levantamento, feito a partir de um questionário respondido pelos baruerienses, foram encontradas inúmeras pessoas apaixonadas pela leitura, assim como estabelecimentos comerciais que incentivam a leitura mantendo pequenas bibliotecas.

 

No Fórum da Leitura também será apresentada a Carta de Anchieta, considerada a “certidão de nascimento” de Barueri, pois José de Anchieta fala sobre a aldeia jesuítica e indica o local em que ela fica.

 

Para fechar a programação do dia haverá a entrega da segunda etapa do Prêmio Barueri de Literatura na categoria Livro Já Editado, que pagará prêmio de R$ 30 mil ao primeiro colocado e R$ 10 mil ao segundo colocado. Na oportunidade também serão entregues os livros produzidos com os trabalhados vencedores do prêmio 2013.

 

 

 

FÓRUM DE LEITURA

Segunda-feira, 31 de março, às 13 horas

No Centro de Eventos

Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto

Entrada gratuita

Mais informações: 4198-1600

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.