11/01/2012 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri terá o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres da região
clique na imagem para ampliar  
Perspectiva do Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS Barueri

A Prefeitura de Barueri iniciou as obras do primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da região, destinado a receber e tratar animais silvestres encontrados em situação de risco por causa da urbanização da cidade e também aqueles provenientes de apreensão por causa do comércio ilegal.

 

Barueri é a primeira cidade da região oeste da grande São Paulo a desenvolver uma política direcionada à reabilitação de animais silvestres. A demanda nessa área é de quase 30 mil animais registrados entre 2000 e 2007, segundo levantamento do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Paulo. Atualmente os animais são encaminhados para a unidade do Cetas da capital.

 

Por lei, todos os municípios devem criar estratégias de proteção à fauna local e Barueri avança nessa área com programas de combate ao tráfico desenvolvidos em parceria com o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

 

“Nossa cidade está dando um passo de muita coragem com a instalação do Cetas Barueri, já que é grande a responsabilidade cuidar da nossa fauna, que tem sido muitas vezes deixada de lado. Nossa população pode ter orgulho, porque aqui faremos um trabalho verdadeiro de proteção aos animais silvestres”, comentou o secretário municipal do Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu).

 

Julho deste ano

A previsão é de que o Cetas esteja em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2012. Serão 850 m² de área construída, em um terreno de 2 mil m² localizado no bairro dos Altos, ao lado do Viveiro Municipal. Contará com ambulatório veterinário, sala de internação para pequenas intervenções, berçário para filhotes e área de reabilitação para animais em condições de retornarem à natureza.

 

O projeto tem o aval e a supervisão do Ibama e terá capacidade para receber entre 2.000 a 3.000 animais/ano, o que representa cerca de 167 a 250 animais/mês.  Todos os detalhes estão sendo levados em consideração, inclusive a preocupação com a densidade média de animais por recinto - de 7 a 10 animais - ou seja, média de um animal para cada 0,7m² a um animal para cada 2m². Para que a presença de pessoas não venha a interferir na recuperação dos animais, a visitação será rigorosamente controlada, com pré-agendamento para pequenos grupos.

 

Área de soltura

Após apreensão, tratamento e avaliação dos biólogos, os animais só podem ser soltos em locais de ocorrência de sua espécie, que sejam áreas autorizadas pelo Ibama. A área de soltura do município é um local de mata nativa remanescente com cerca de 40 ha, onde está sendo construído o Cetas. No entanto, todos os locais com ocorrência de mata nativa, que correspondem a 9,2% do município, serão monitorados, entre eles as regiões do Bairro dos Altos, área militar e Aldeia da Serra.

 

Atualmente os animais que são de ocorrência em nossa região e que têm origem comprovada já podem ser soltos em Barueri. A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente está pleiteando junto ao Ibama autorização para que a área de soltura da nossa cidade também possa receber animais de origem desconhecida, mas que tem ocorrência na região, como aqueles provenientes do tráfico animais silvestres.

 

Os animais encaminhado para o Cetas Barueri, que não têm ocorrência nesta região, serão devolvidos para outras áreas de soltura autorizadas pelo Ibama, em seus locais de origem.

 

Tráfico de animais silvestres

Com o objetivo de sensibilizar a população, Barueri tem apoiado o Ibama no combate ao tráfico de animais silvestres, participando da divulgação da campanha “Isso acontece porque você compra”, com imagens impactantes de animais provenientes do tráfico, presos ou mortos.

 

Em outubro a Secretaria de Meio Ambiente promoveu um curso em parceria com o Ibama, dentro do seu programa permanente de proteção à fauna, com o objetivo de capacitar educadores da cidade para a elaboração de projetos e campanhas de proteção dos animais silvestres, que serão apresentados no 1º semestre de 2012.

 

Caso você já tenha um animal silvestre não solte em qualquer lugar. Entregue às autoridades (Ibama, Polícia Ambiental ou Secretaria de Meio Ambiente) para que seja dado o tratamento e encaminhamento adequados. A entrega voluntária é amparada por lei, ou seja, você não será nenhum tipo de multa ou punição. es e acabam morrendo ou permanecendo com mutilaçeza, geralmente filhotes, s o IBAMA para educadores da cidadeais:

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.