16/03/2011 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri está entre os primeiros em riqueza, longevidade e escolaridade, aponta Seade
clique na imagem para ampliar  
Barueri, Monumento à Solidariedade: um município de responsabilidade social

Barueri é um dos municípios paulistas com ótimos indicadores de responsabilidade social, segundo a Fundação Seade. É o que aponta a nova edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS 2010), ano base 2008, estudo encomendado pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

Segundo o índice, Barueri permanece no chamado “Grupo 1” na Região Metropolitana de São Paulo, que abriga os municípios com bons indicadores em longevidade, escolaridade e riqueza. O estudo do Seade avalia os municípios através de uma pontuação de 0 a 100. Cada tópico é composto por variáveis colhidas em registros administrativos (poderes públicos municipal, estadual e federal) e civis organizados. O IPRS acompanha o paradigma que sustenta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

“A qualidade de vida de nossa população tem melhorado sempre a cada ano, graças a todo investimento que fazemos em educação, saúde, moradia, segurança e em tantas outras importantes áreas sociais. Os resultados só confirmam nosso compromisso e vontade de investir no bem estar de cada morador de Barueri”, afirma o prefeito Rubens Furlan.

 

Tópicos

No tópico “riqueza”, Barueri apresenta índice de 74, maior que o Estado de São Paulo e a Região Metropolitana. Em “longevidade”, com 73, está na média do Estado e um ponto abaixo da Região Metropolitana. Em “escolaridade”, o IPRS atribui índice de 71 a Barueri, maior que a média estadual e da região metropolitana.

 

Novidade deste ano é o apontamento de políticas públicas de meio ambiente e de inclusão de pessoas com deficiência. Não há índices atribuídos a esses tópicos, apenas respostas simples a questões formuladas pelo Seade.

 

Em “atenção a pessoas com deficiência”, o Seade aponta que Barueri possui transporte público adaptado, transporte público municipal para estudantes com deficiência, ações de acessibilidade em prédios públicos e existência de uma comissão permanente de acessibilidade. O Seade também aponta que Barueri está elaborando um plano municipal de acessibilidade.

 

Em “meio ambiente”, Barueri também aparece com destaque, em itens como recomposição de vegetação nativa e manutenção de áreas verdes, recuperação de áreas degradadas e conservação de mananciais. Como o estudo tem ano base 2008, o Seade não computou a ação de avaliação ambiental veicular promovida pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura, como ação de controle à poluição do ar.

 

Os dados do IPRS 2010 estão disponíveis no site a Assembleia Legislativa de São Paulo - www.al.sp.gov.br.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.