08/06/2010 « Voltar - Mais Noticias »»
Nova ponte ligando Aldeia a Alphaville vai ajudar a desenvolver polo industrial
clique na imagem para ampliar  
Perspectiva da ponte estaiada sobre o Rio Tietê

Uma nova ponte sobre o rio Tietê, ligando a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri, com a estrada da Aldeinha, em Alphavile, começou a ser construída pela Prefeitura de Barueri. As obras estão em fase inicial, envolvendo sondagem e estaqueamento. E o prazo previsto para término e liberação ao tráfego é o segundo semestre do próximo ano.

 

A nova ponte terá 600 metros de extensão. Será mais uma sobre o Tietê, que já conta com a ponte da rodovia Castello Branco e a ponte Antônio Macedo Arantes (ligando a rua da Prata, no Jardim dos Camargos,  com a alameda Tocantins, em Alphaville).

 

A ponte terá sentido duplo, alça em estilo harpa para acesso de veículos com destino à Aldeia de Barueri (saindo da avenida Dr. Dib Sauaia Neto) e com retorno para tráfego direcionado à Via Parque. Será toda em “estaiada”, sistema de construção que diminui o grande volume de concreto empregado nas obras tradicionais, semelhante à ponte sobre o rio Pinheiros, no Brooklin (zona Sul da capital paulista) e a outras novas obras do sistema viário de Barueri: alça de acesso do Viaduto dos Trabalhadores, no Centro, e passarela da avenida Rio Negro, em Alphaville.

 

Fluidez no tráfego

De acordo com objetivo do governo municipal, a nova ponte vai facilitar o escoamento do tráfego e ajudar a desenvolver o futuro polo industrial do Votupoca. “Será mais uma conquista para a nossa cidade e, além do motorista, irá beneficiar o cidadão que utiliza o transporte coletivo para se locomover ao seu local de trabalho. Com essa obra será possível reduzir os congestionamentos próximos à ponte Antônio Macedo Arantes e à ponte da avenida Piracema (km 22 da rodovia Castello Branco)”, explicou o prefeito Rubens Furlan.

 

O projeto da nova ponte faz parte do investimento da Prefeitura de Barueri no corredor de avenidas criadas até Alphaville. Conforme prevê o prefeito Rubens Furlan, a ponte e abertura de novas vias vão fazer com que os moradores das regiões do Jardim Paulista, Parque Viana e Jardim Maria Helena cheguem a Alphaville em 15 minutos.

 

Do Jardim Paulista a Alphaville

O acesso a Alphaville poderá ser feito com outras obras em execução pela Prefeitura de Barueri, entre o Jardim Paulista e Parque Viana: duplicação da avenida Aníbal Correia e abertura da via de ligação às marginais Direita e Esquerda, com acesso à Maternal Marisa Odaine de Oliveira Molina e à Emef Professor Eizaburo Nomura.

 

A duplicação se estenderá da rotatória da estrada dos Pinheiros até a avenida José Dias da Silva, nova pista interligando-se com a avenida Bariloche, no Jardim Maria Helena, o trecho viário criado até o complexo Marechal Rondon, a linha férrea da CPTM e avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.